sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioNotíciasNegócios voltados para a energia solar fotovoltaica ocupam o cenário das regiões...

Negócios voltados para a energia solar fotovoltaica ocupam o cenário das regiões Norte e Nordeste

No mês de dezembro, fornecedores e prestadores de serviços das regiões Norte e Nordeste contam com licitações de instituições e órgãos públicos para a realização de projetos no setor de energia solar fotovoltaica.

Com prazo de início do projeto para 8 de dezembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Palmas (TO) procura contratar uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica, a qual realizará a instalação de sistemas nas unidades do Centro de Formação Profissional (CFP) Paraíso e do CFP Taquaralto.

Em Maceió (AL), com prazo de abertura para o dia 8 de dezembro, o Serviço Social do Transporte (SEST) também levanta um projeto dentro do setor fotovoltaico. Buscando garantir e instalar um sistema de microgeração on-grid, a instituição divulgou que fará concorrência para a contratação de uma empresa especializada.

A Prefeitura Municipal de Barreiras, localizada na Bahia, possui processo para a contratação de uma empresa de abastecimento e instalação de sistemas de energia fotovoltaica on-grid, os quais serão aplicados em 11 escolas. É previsto que o projeto se inicie até o dia 3 de dezembro.

Já a Prefeitura Municipal de Condado, situada na Paraíba, busca a instalação desse sistema ligado à rede elétrica em prédios públicos municipais por meio da contratação de uma empresa especializada. O projeto deverá ser inaugurado até 2 de dezembro.

No mesmo estado, a Prefeitura Municipal de São Domingos também procura contratar esse tipo de empresa, visando a instalação do sistema em prédios públicos municipais da Secretaria de Saúde. A abertura da proposta conta com o prazo de 2 de dezembro.

Segundo dados que são computados desde 2012 pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os quais incluem os segmentos de geração centralizada e distribuída, mais de 210 mil empregos foram gerados pelo setor. Esses empregos compreendem todos os cargos, que vão desde a instalação dos sistemas até a administração de empresas. Além disso, a remuneração média dos profissionais se encontra acima da média nacional, ultrapassando dois salários mínimos.

Esses dados também indicam que a indústria de energia solar fotovoltaica forneceu R$ 35,4 bilhões em investimentos privados e mais de R$ 10,4 bilhões em arrecadação de tributos.

Portal Solar